Você sabe qual é o impacto das lives nos preços das ações?
No mundo dinâmico dos investimentos, uma nova estratégia de comunicação pelas empresas, supostamente para reduzir a assimetria informacional, vem chamando atenção de investidores, reguladores e demais interessados no mercado: transmissões corporativas ao vivo – as famosas lives.
Neste sentido, uma recente pesquisa, publicada na Revista Contabilidade & Finanças da FEA-USP por Arthur Mesquita Camargo (UnB) e José Alves Dantas (UnB e Bacen), revelou que as lives têm um impacto significativo, embora temporário, nos preços das ações no mercado brasileiro. Este artigo discute as implicações e a importância da presença do CEO, os temas discutidos, e outros fatores que intensificam esse efeito.
Esse é um assunto que me interessa muito, há muitos anos. Em 2015, por exemplo, eu publiquei, junto com 2 coautores, na mesma revista da FEA-USP, um artigo sobre a divulgação de informações nas redes sociais e o seu impacto tanto nos preços das ações quanto na assimetria informacional existente. Deixarei o link no final desse texto, para você que é mais interessado neste assunto.
Impacto Imediato das Lives nos Retornos e na Volatilidade das Ações
Esse gráfico, trazido como exemplo pelos pesquisadores, reflete bem o impacto das lives nos preços das ações. Mas o que motiva tal impacto?
Abaixo eu apresento algumas evidências e comentários trazidos pela pesquisa, mas também complementando com a minha visão sobre o assunto de forma mais livre, dado que os pesquisadores não podem tecer determinados comentários mais livres.
Principais impactos das lives nos preços das ações das empresas listadas na B3
- Impacto Imediato nos Retornos das Ações:
- As transmissões ao vivo oferecem informações atualizadas e insights diretamente da liderança das empresas, o que pode modificar as expectativas do mercado em tempo real – apesar de elas serem feitas com o mercado fechado.
- Este fluxo direto de informações, muitas vezes inéditas ou esclarecedoras, pode levar a reavaliações imediatas das ações por parte dos investidores.
- Apesar de as lives serem realizadas com o mercado fechado, eu lembro muito bem que existiram muitos casos, especialmente na época do Corona Crash, em que algumas empresas faziam muitas lives e o mercado já sabia que o representante da empresa viria com discurso positivo muito agressivo, o que fazia com que a especulação começasse antes da live. A Via Varejo era um exemplo desse.
- Impacto na Volatilidade:
- A volatilidade pode aumentar devido à incerteza quanto à interpretação das informações divulgadas durante a live.
- Investidores podem ter diferentes percepções sobre o conteúdo apresentado, resultando em negociações mais ativas e, por consequência, em maior volatilidade dos preços das ações.
- Acrescento também o que comentei no item anterior, que a especulação começava antes da live, a depender de quem iria falar.
- Reversão à Média em 5 Dias:
- Após o efeito inicial provocado pela live, o mercado tende a assimilar as informações divulgadas, permitindo que os preços das ações se estabilizem e voltem aos seus níveis prévios.
- Esse fenômeno de reversão à média sugere que o impacto das lives, embora significativo, é percebido pelo mercado como um evento de curto prazo.
- Isso pode acontecer devido ao processo de interpretar melhor o que foi dito e todo o oba-oba gerado na live, que costuma ser menos formal do que uma apresentação realizada e organizada pela área de Relações com Investidores da própria empresa.
Fatores Intensificadores
Alguns aspectos tornam o impacto das lives ainda mais pronunciado:
- Presença do CEO na Live:
- A participação direta do CEO na live transmite confiança e seriedade da informação, agregando valor imediato às percepções do mercado sobre a empresa.
- O meu toque aqui é que, com base na minha experiência, sei que não dá para confiar muito no que se é dito por executivos das empresas, especialmente de algumas que são conhecidas por prometerem demais e entregarem de menos.
- Discussão de Resultados Financeiros:
- Informações financeiras detalhadas e perspectivas futuras compartilhadas diretamente pela liderança têm um peso significativo nas decisões de investimento dos acionistas.
- De novo, o executivo tenderá a dizer o que as pessoas querem ouvir. Ouça com cuidado.
- Número de Inscritos no Canal:
- Um público maior implica em maior disseminação das informações e, potencialmente, em um impacto mais amplo sobre os preços das ações devido ao volume de pessoas afetadas pelas informações compartilhadas.
- Muito cuidado também com os incentivos perversos que os influencers podem ter para terem chamado aquela live e para fazer determinadas perguntas!
- Empresas Fora do Ibovespa:
- A falta de visibilidade habitual dessas empresas faz com que qualquer nova informação divulgada possa causar variações mais acentuadas nos preços de suas ações, já que o mercado pode estar menos saturado de informações sobre elas.
- Essas empresas também são mais fáceis de se manipular. Cuidado redobrado.
Conclusões e Implicações
Aprofundando a análise sobre os fatores que intensificam o impacto das lives corporativas nos preços das ações, é essencial incorporar um olhar crítico sobre a confiabilidade das informações transmitidas.
CEO presente e a discussão de resultados financeiros, embora acrescentem valor e credibilidade, demandam um exame cuidadoso das promessas e perspectivas apresentadas, uma vez que podem ser excessivamente otimistas.
Este panorama exige dos investidores uma análise detalhada e cautelosa, equilibrando o entusiasmo com um ceticismo saudável para tomar decisões de investimento informadas.
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Link da pesquisa que deu base a esse texto.
Link do meu artigo sobre divulgação de informações pelas empresas nas redes sociais e o impacto nos preços das ações e na assimetria de informação.